Para um desenho diferenciado, a Yamamura sugere a combinação de arandelas pequenas decorativas e rasgos na parede. Agora você já sabe tudo sobre os tipos de iluminação e já pode escolher qual é o melhor para sua casa. Continue por aqui e confira outras dicas para decorar, limpar e cuidar do seu lar, afinal, o Cada Casa Um Caso traz dicas de conteúdos diários que te ajudam a lidar com o dia a dia doméstico. Assim como na mesa de jantar, a luz direta garante foco em detalhes e em locais específicos.
- Assim, você não precisará de lâmpadas tão potentes para ter um ambiente bem iluminado.
- Portanto, é interessante buscar por tipos de lâmpadas e saídas de decoração que privilegiem essa proposta.
- Enfim, como você pode ver, a iluminação é uma parte crítica na decoração da sua casa.
- Se você está pensando em planejar a iluminação dos ambientes da sua casa, trabalho ou mesmo espaços de lazer, saiba que é essencial estar atento na hora de escolher o produto ideal de iluminação.
- Já para deixar tudo com uma pegada mais clean, invista em luzes mais claras, mas não deixe de brincar com focos direcionados de luz para fugir da tradicional iluminação central.


Já os balizadores vão bem em áreas externas ou em ambientes em que se deseja criar uma iluminação baixa e verticalizada. Esta é a área onde você provavelmente precisará de mais iluminação, e onde a luz permanecerá por mais tempo acessa.Se você tem janelas, aproveite ao máximo a luz natural. Mas no caso de haver espaços onde esta não alcance, use lâmpadas fluorescentes, pois elas duram mais. Da mesma forma, uma luminária pendurada no teto é suficiente para iluminar a mesa da cozinha.
Especialistas Ensinam Como Valorizar A Luz Dos Espaços E Trazer Beleza, Praticidade E Aconchego
Na cozinha, Bruna Duimoulin indica o uso de uma iluminação mais neutra, pois é a que mais se aproxima da luz solar. Ela também recomenda complementar com pontos de luz diretos em bancadas e áreas que tenham maior necessidade de claridade. Se você quiser transmitir a sensação de aconchego em casa, escolha lâmpadas de iluminação quente. As luzes amarelas ajudam a relaxar e por isso são as mais indicadas para os ambientes de descanso. Quando um espaço é pequeno a escolha dos móveis se torna limitada, mas a iluminação correta pode ajudar a causar a sensação de amplitude.
Iluminação Do Escritório
Algumas pessoas podem se sentir desconfortáveis com a escassez de luz durante uma refeição enquanto outras acham muito agradável. Arquitetos costumam defender a iluminação centrada apenas na área da mesa e das cadeiras e a utilização de lâmpadas amarelas em torno de 2000 e 3000K. O quarto é um local de descanso e aconchego, o que pede uma iluminação mais amarelada. Procure luzes centrais perto de 2700K e, se quiser iluminar outros pontos como a cabeceira da cama ou nichos, a fita de LED é uma boa opção. Para quem tem sanca com pontos de luz difusos, a recomendação é tentar se aproximar de 3000K.
Iluminação Indireta:
Para quem gosta de ler antes de dormir ou se levanta durante a noite quando os olhos ainda estão sensíveis ao excesso de claridade, este tipo de iluminação é essencial. Já a indireta é responsável por iluminar através de seu reflexo em uma superfície, ou seja, a fonte de luz não é visível. Este tipo de iluminação pode ser utilizada em salas de estar, combinada com spots e luminárias direcionadas. Ao clique e veja informações adicionais aqui diferentes pontos de luz, o controle de luz do ambiente é maior, assim, você pode iluminar mais ou menos, conforme desejar. Para a sala de jantar, por exemplo, spots acima da mesa e pendentes são ótimas pedidas para criar um ambiente intimista. Bruna Duimoulin acrescenta que é possível também usar a luz natural para fazer a iluminação geral, e a setorização por ambientes com luz direta.